A Caixa começou neste sábado (8) o último lote de pagamento das contas inativas do FGTS para os trabalhadores nascidos em dezembro. Mais de 2,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque no último lote. O valor total disponível ultrapassa R$ 3,5 bilhões e equivale a aproximadamente 8% do total.
Rio de Janeiro
Dinheiro recuperado pela PF em Nilópolis, na Baixada Fluminense (Foto: Divulgação/Polícia Federal )
No Rio, a Operação Pescaria prendeu em flagrante 17 pessoas suspeitas de praticar o golpe em várias agências da cidade. A quadrilha que fraudava o banco atuava pela internet. Segundo a PF, os criminosos teriam um lucro de R$ 1 milhão só neste último lote no estado do RJ.
O esquema de fraudes tinha origem em um site falso da Caixa. O criador da página coletava os dados dos beneficiários, que pensavam estar acessando o original, e revendia para outros criminosos fazerem os saques. Cada lote de 500 cadastros de beneficiários do FGTS era vendido por R$ 5 mil. Os dados eram oferecidos em grupos de hackers na internet. O criador do site não foi preso pela polícia. “Tem um fraudador principal de São Paulo que revendia os dados das contas. É um nerd que monta um programa e vende pras pessoas fazerem. Ele é o cara que vende a arma, mas não faz [o assalto]”, afirma Erick Blatt, delegado-chefe do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos da PF. Entre os presos, estão pessoas de vários estados e até dois estrangeiros: um angolano e um moçambicano. De acordo com a PF, a quadrilha tinha interesse nos saques de até R$ 1,5 mil já que para retirar esses valores não era necessário apresentar documentação, mas apenas digitar os dados.
A polícia acredita que com a fraude nesse último lote do FGTS, o prejuízo poderia chegar a R$ 1 milhão no Rio de Janeiro. Até o fim do dia foram recuperados R$ 160 mil. A estimativa é que em todo país o prejuízo poderia ser de até R$ 10 milhões.
Os criminosos usavam o mesmo caixa para fazer saques de contas de vários locais do país. Eles chegaram a arrombar a prefeitura de Nilópolis, na Baixada Fluminense, onde existe uma agência do banco. Segundo a PF, eles começaram a sacar às 10h e chegaram a retirar R$ 35 mil. O dinheiro foi recuperado pelos policiais.
São Paulo
Na capital paulista, a Polícia Militar prendeu ao menos seis homens que tentavam sacar dinheiro do FGTS de outras pessoas neste sábado (8). Como o caso envolve a Caixa Econômica, um banco da união, todos os detidos foram levados para a sede da Polícia Federal, na Lapa.
A PF já investiga outros casos de tentativas de fraudes no saque das contas inativas do FGTS. Em junho, mais de 20 pessoas foram presas em São Paulo tentando sacar o fundo de garantia de outras pessoas. Elas usaram dados roubados pela internet para acessar 177 contas.
Santos Em Santos, no litoral paulista, sete homens foram presos em flagrante com R$ 13.260,18 provenientes de golpes aplicados contra beneficiários de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A polícia informou que entre os presos estão jovens de 19 a 26 anos com passagem por roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo.
Uma denúncia levou equipes da Polícia Militar à agência, localizada na Avenida Afonso Pena, no bairro Macuco. O grupo foi surpreendido pelos policiais, que encontraram com eles quantias em dinheiro escondidas pelo corpo. Os valores tinham sido sacados no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário