domingo, 26 de março de 2017

Fernando Angelim em Ação: Apesar da falta de água potável, moradores de Riacho do Recreio resistem á seca com horta comunitária orgânica e artesanato


O Vereador Fernando Angelim, visitou esta semana a comunidade de Riacho do Recreio – zona rural de Lagoa Grande-PE, para ver de perto como andam as questões que afligem a comunidade.  A falta de água potável de qualidade para o consumo é o pior dos males, como eles não tem assistência da Compesa (governo do estado), muito menos do governo federal, os moradores aguardam intervenções de outros órgãos para resolver o problema que há décadas se arrasta sem solução.                                                                                   
  Mesmo diante das dificuldades enfrentadas famílias da comunidade se reuniram para criar formas de trabalhos de geração de renda através de horta comunitária orgânica, criação de caprinos e artesanato. Segundo a produtora Maria Alice, hoje a horta passa por muitas dificuldades “Devido à baixa produtividade, alguns deixaram de participar do plantio para buscar empregos na cidade. Precisamos de esterco, produto para calda, semente, incentivos financeiros para colocarmos o encanamento da água, pois até hoje, precisamos carregar água para aguar a produção. Precisamos de apoio também pra fazer a certificação orgânica. Hoje recebemos apenas apoio do IPA que tem sido nosso parceiro com orientações de manejo de produção” desabafa.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Produção e comercialização

Tomate cereja, coentro, alface, cebola, couve, abóbora, banana, batata, macaxeira, entre outras hortaliças e a comercialização está restrita a banca de feira em Lagoa Grande, todos os sábados, e também de porta em porta nas comunidades vizinhas. Fernando Angelim se comprometeu em buscar apoio com o Prefeito Vilmar Cappellaro, da Diamantina Projetos, IPA e Embrapa para ajuda-los “Vamos buscar sensibilizar o Prefeito Vilmar com relação à água potável e também para a compra dos produtos pelo PAA e PNAE; vamos buscar apoio junto ao Banco do Nordeste para a questão do encanamento da água e da Diamantina Projetos e do IPA para o selo de Certificação”declarou o vereador.

Seis comunidades recebem água da estação

A estação de água, localizada no Riacho do Recreio, que deveria ser uma Estação de Tratamento da Água – ETA (local onde se realiza a purificação da água captada para torná-la própria para o consumo e distribuída através de adutora para a população) vive há décadas sem um olhar humano pelos governos estadual e federal. A capacidade de armazenamento da Estação é de aproximadamente 50 mil litros e abastece seis comunidades: Três Conquistas, Sítio dos Tanques, Malhada Bonita, Serra das Lajes, Riacho do Recreio e Santo Antônio.                                                                                          

     
                                                                                                                                               
Assessoria de imprensa     Fotos: Paulo Angelim           

Nenhum comentário:

Postar um comentário